Concurso TJ SP: presidente reconhece escassez de pessoal
Com concurso TJ SP em andamento, o novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo falou sobre a escassez de pessoal no órgão.
- Por Yuri Salso
- Publicado em: 09/11/2023 13:11

Os membros do Conselho Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para o biênio 2024/2025 foram recentemente designados, gerando expectativas quanto à publicação de novos editais para concursos TJ SP.
O recém-eleito presidente do TJ SP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, expressou sua intenção de viabilizar novos concursos em breve. Durante uma conversa com representantes da Associação Paulista dos Técnicos Judiciários (Apatej), Fernando Garcia abordou várias questões pertinentes aos servidores do tribunal. Entre os tópicos discutidos, o presidente reconheceu a insuficiência do quadro de funcionários do órgão, apesar da previsão de posse de 4 mil novos servidores ao longo de seu mandato.
Os dados do TJ SP confirmam um alto déficit no número de servidores do tribunal, já que dos 50.327 cargos, 10.878 estão desocupados. A carreira de oficial de justiça é a que apresenta o maior número de vagas em aberto, com 5.597 posições disponíveis. Em seguida, a carreira de escrevente técnico judiciário conta com 4.201 cargos vagos.
Durante este ano, o TJ SP publicou cinco editais para concursos públicos, oferecendo um total de 819 vagas em diferentes carreiras, incluindo escrevente (400 vagas em um edital e 60 em outro), oficial de justiça, juiz, assistente social e psicólogo.
Concurso TJ SP: inscrições abertas para cargos de nível supeior
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo está com inscrições abertas em um novo concurso TJ SP. A oferta é de 27 vagas imediatas, sendo 20 para o cargo de assistente social e 7 para o de psicólogo.
Para partcipar, os interessados têm até o dia 7 de dezembro para acessar o site da Fundação Vunesp, banca organizadora responsável pela seleção, e preencher o formulário de inscrição. O valor da taxa de participação é de R$96.
As carreiras de assistente social e psicólogo têm como exigência o nível superior na respectiva área de atuação e registro profissional no conselho de classe. Os vencimentos iniciais para ambos os cargos são de R$8.712,45, mais auxílios para alimentação, saúde e transporte.
As vagas ofertadas estão distribuídas da seguinte maneira:
Assistente social
- 20 vagas para a 1ª Região Administrativa Judiciária (São Paulo)
Psicólogo
- 5 vagas para a 1ª Região Administrativa Judiciária (São Paulo);
- 1 vaga para a 4ª Região Administrativa Judiciária (Campinas);
- 1 vagas para a 6ª Região Administrativa Judiciária (Ribeirão Preto).
A primeira etapa do concurso TJ SP será composta por uma prova objetiva e uma prova discursiva (estudo de caso), agendada para o dia 4 de fevereiro de 2024.
A prova objetiva terá 70 questões de múltipla escolha, distribuídas em três blocos:
BLOCO I
- 12 questões de Língua Portuguesa.
BLOCO II
- 40 de questões de Conhecimentos Específicos.
BLOCO III
- 18 questões de Conhecimentos Gerais.
A prova objetiva do concurso TJ SP valerá de zero a dez pontos. Será aprovado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a cinco pontos no conjunto dos três blocos.
O tema da prova discursiva (estudo de caso) será extraído do Bloco II – Conhecimentos Específicos. O estudo de caso valerá 40 pontos. Para ser aprovado, o candidato deve obter a pontuação mínima de 15 pontos.
Os aprovados nessa fase serão convocados para a próxima etapa, composta por uma prova de títulos, com entrega dos documentos comprobatórios em período a ser oportunamente divulgado. A banca aceitará certificados e diplomas de especialização (a partir de 360 horas), mestrado e doutorado. Os pontos serão acrescidos à nota da prova objetiva para efeito de classificação.
Compartilhe