Vem aí um novo concurso INSS! Com déficit de mais de 22 mil técnicos do seguro social, a abertura de uma nova seleção é praticamente certa.

O próprio presidente Lula já declarou que contratará mais servidores para a Previdência Social e, por isso, a divulgação de um novo edital para o Instituto Nacional do Seguro Social é considerada inevitável.

Além disso, o próprio ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, já deu declarações de que quer zerar a fila de espera do INSS e, para isso, a contratação de novos servidores é indispensável. Sendo assim, é grande a expectativa de que um novo concurso para técnico do seguro social seja autorizado ainda este ano.

Governo já iniciou a autorização de novos concursos

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, já anunciou que, ao longo deste mês, será autorizado um primeiro pacote de concursos do governo federal. Na última segunda, dia 10, foi dado sinal verde para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) abrir 814 vagas em cargos de nível superior.

Até o fim de 2023, segundo revelou a ministra, outros dois blocos de concursos públicos para recomposição de pessoal deverão ser anunciados. Muito provavelmente o INSS deverá estar incluído. Por isso, a orientação de professores e especialistas é para que os interessados iniciem os estudos o quanto antes.

“A necessidade de pessoal no INSS, em especial na carreira de técnico do seguro social, é muito grande. Ainda que o governo autorize a chamada dos aprovados que estão no cadastro de reserva (pouco mais de 2 mil) do concurso realizado ano passado, ainda assim o quantitativo será insuficiente para suprir o déficit de mais de 22 mil servidores. Por isso, a realização de um novo concurso, a curto prazo, parece ser inevitável”, disse o diretor pedagógico da CENTRAL DE CONCURSOS, Marcos Brito.

Brito lembra ainda que o último pedido de concurso feito pelo INSS foi para mais de 7 mil vagas, mas a gestão anterior autorizou apenas mil. Ele destacou ainda que a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) elaborou um dossiê apontando que 3.526 servidores do instituto encontram-se em abono de permanência e, por isso poderão se aposentar a qualquer momento, aumentando ainda mais a carência de pessoal. 

“Tudo isso reforça que um novo concurso deverá ser autorizado muito em breve. O próprio presidente Lula já declarou que a Previdência Social é uma das prioridades do governo no que tange a novas contratações. Por isso, recomendo fortemente que os interessados em ingressar no INSS iniciem os estudos o quanto antes, pois tudo indica que um novo concurso está próximo. Quem iniciar os estudos desde já terá muito mais chances de ser aprovado e conquistar um vaga”, garante Brito.

Antes de autorizar o novo concurso INSS, muito provavelmente o presidente Lula dará sinal verde para se chamar parte ou até mesmo todos os aprovados classificados para o resultado final do último certame para técnico do seguro social, aberto no ano passado.

Crreira de técnico do INSS exige o nível médio

Para concorrer a uma vaga de técnico do seguro social é necessário ter o nível médio. A remuneração atual é de R$5.905,79, já incluindo auxílio-alimentação. No entanto, esse valor será ampliado a partir de 1º de maio, quando ocorrerá um reajuste de 9% já anunciado pelo governo. Outro atrativo da carreira é a estabilidade, já que a contratação ocorre pelo regime estatutário.

Caso, de fato, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorize um novo concurso INSS, para técnico do seguro social, a estrutura da seleção deverá ser a mesma do edital divulgado em 2022. O certame contou apenas com provas objetivas e curso de formação.

A prova objetiva para técnico do seguro social contou com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Informática e Raciocínio Lógico) e 70 de Conhecimentos Específicos (Legislação Previdenciária e de Seguridade Social).

Além da carreira de técnico do seguro social, é possível que o próximo concurso INSS também ofereça vagas para analista do seguro social e médico perito, ambos com exigência de nível superior.

OUÇA TAMBÉM:
Central do Concurseiro: a importância dos simulados na preparação para concursos
Central do Concurseiro: 10 filmes que todo concurseiro deve assistir