Concurso Bacen: edital com 100 vagas de analista previsto para janeiro
A informação foi passada à reportagem da CENTRAL DE CONCURSOS nesta sexta-feira, 17, por uma fonte do Banco Central. Carreira de analista exige nível superior em qualquer área.
- Por Yuri Salso
- Publicado em: 17/11/2023 11:29

Embora o Cebraspe já tenha sido escolhido como organizador, o edital do concurso Bacen, para 100 vagas de analista, deverá ser divulgado em janeiro. A informação foi passada nesta sexta-feira, dia 17, à reportagem da CENTRAL DE CONCURSOS, por uma fonte do Banco Central do Brasil.
Oficialmente, o banco não informou quando a seleção será aberta. No entanto, a Assessoria de Imprensa da instituição vem divulgando que o edital será publicado até o dia 19 de janeiro, que é a data limite estabelecida pela portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) que autorizou o concurso Bacen.
Como o Cebraspe foi escolhido como organizador, por meio de dispensa de licitação publicada na última quarta-feira, dia 14, a expectativa era de que o edital fosse divulgado ainda este ano.
Isso não está totalmente descartado, conforme citou a fonte do banco à reportagem da CENTRAL DE CONCURSOS, mas ela afirma que o mais provável é que o concurso seja aberto no início de 2024.
Próximo passo: assinatura do contrato com Cebraspe
Provavelmente, até o início de dezembro, será assinado o contrato entre o Banco Central e o Cebraspe. Feito isso, o cronograma e o conteúdo programático do concurso serão elaborados.
O banco já adiantou que pretende aplicar as provas objetivas e discursivas em março ou abril, realizar o Programa de Capacitação (curso de formação) entre setembro e outubro e dar posse aos novos servidores em fevereiro ou março de 2025.
As 100 vagas do concurso Bacen deverão ser distribuídas, de forma igualitária, por duas áreas: Tecnologia da Informação (50) e Economia e Finanças (50). Independentemente da especialidade, a carreira de analista exige nível superior em qualquer área.
A remuneração atual da carreira de analista é de R$21.582,79, já incluindo R$658 de auxílio-alimentação. Os aprovados e classificados no concurso Bacen são contratados pelo regime estatutário, que assegura estabilidade no emprego, após três anos de estágio probatório.
Ainda não se sabe as cidades de lotação. No entanto, no último concurso Bacen, que contou com 500 vagas de analista, as oportunidades foram distribuídas por Brasília (351), São Paulo (28), Belém (13) e Salvador (oito). No entanto, vale lembrar que o Banco Central também está presente nas seguintes capitais: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Curitiba.
Último concurso Bacen aconteceu em 2013
O último concurso Bacen aconteceu em 2013, ou seja, há dez anos. Na época, foram oferecidas 515 vagas, sendo 100 para técnico, 400 para analista e 15 para procurador. A seleção teve a organização Cespe/UnB (atual Cebraspe).
Para técnico e analista, o concurso Bacen de 2013 contou com as seguintes etapas: provas objetivas (Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos) e discursivas, avaliação de títulos (apenas para analista) e programa de capacitação.
Para analista, a prova objetiva contou com 120 itens, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. As disciplinas cobradas no primeiro módulo foram as seguintes:
Conhecimentos Básicos (Analista)
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Raciocínio Lógico;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Sistema Financeiro Nacional e Sistema de Pagamento Brasileiro;
- Economia.
LEIA TAMBÉM:
Concurso Caixa: carência e aposentadorias reforçam ampla oferta para SP
Já em Conhecimentos Específicos, as disciplinas da prova objetiva variaram conforme a área de atuação pretendida.
Já a prova discursiva para analista constou de análise de situação problema (estudo de caso), desenvolvida em até 90 linhas, e duas questões discursivas, a serem respondidas em até 30 linhas cada, abrangendo temas de Conhecimentos Específicos.
No caso de procurador, o concurso BC abrangeu prova objetiva, inscrição definitiva, provas discursivas, prova oral, avaliação de títulos e curso de formação, além de sindicância de vida pregressa.
Os aprovados e classificados no concurso Bacen são contratados pelo regime estatutário, que assegura estabilidade no emprego, após três anos de estágio probatório.
Compartilhe