A Fundação Cesgranrio (organizadora) já está elaborando o edital do concurso Transpetro. A informação foi passada à reportagem da CENTRAL DE CONCURSOS nesta segunda-feira, dia 22, por uma fonte da Petrobras Transporte.

A fonte não revelou quando o edital será divulgado, mas a expectativa é de que o documento possa ser liberado ainda neste primeiro semestre, ou seja, até o final do próximo mês. Isso porque a empresa tem pressa na contratação de novos funcionários.

Até o momento, a Transpetro não revelou a oferta de vagas, os cargos que serão contemplados e as localidades que serão contempladas. 

No entanto, via de regra, os concursos Transpetro costumam trazer vagas imediatas e cadastro de reserva para cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior, além de contemplar diversos estados do país.

Veja detalhes do último concurso Transpetro

O último concurso Transpetro, por exemplo, que aconteceu em 2018, também com organização da Fundação Cesgranrio, trouxe oferta de 1.650 vagas, sendo 156 imediatas e 1.494 em CR, para cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior. Os vencimentos variavam de R$3.745,32 a R$10.726,45.

A maior parte das vagas foi para o Rio de Janeiro, onde está a sede da empresa. No entanto, houve oportunidades também para São Paulo, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O grande destaque do concurso foi o cargo de técnico de administração e controle júnior, que exige apenas o nível médio e contou com 150 vagas, sendo 15 imediatas. 

A relação completa de cargos do último concurso Transpetro pode ser vista a seguir:

Nível médio

  • Técnico de administração e controle júnior;

Nível médio/técnico

  • Técnico ambiental júnior;
  • Técnico de faixa de dutos júnior;
  • Técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior;
  • Técnico de manutenção júnior – Automação;
  • Técnico de manutenção júnior – Elétrica;
  • Técnico de manutenção júnior – Mecânica;
  • Técnico de operação júnior;
  • Técnico de suprimento de bens e serviços júnior.

Nível superior

  • Administrador júnior;
  • Advogado;
  • Analista de comercialização e logística júnior - Comércio e Suprimento;
  • Analista de comercialização e logística júnior - Transporte Marítimo;
  • Analista de sistemas júnior – Infraestrutura;
  • Analista de sistemas júnior - Processos de Negócio;
  • Analista de sistemas júnior - SAP;
  • Analista financeiro júnior;
  • Contador júnior;
  • Economista júnior;
  • Enfermeiro do trabalho júnior;
  • Engenheiro júnior – Automação;
  • Engenheiro júnior – Civil;
  • Engenheiro júnior – Elétrica;
  • Engenheiro júnior – Geotécnica;
  • Engenheiro júnior – Mecânica;
  • Engenheiro júnior – Naval;
  • Engenheiro júnior – Processamento (Químico);
  • Engenheiro júnior – Produção;
  • Engenheiro júnior – Telecomunicações;
  • Médico do trabalho júnior;
  • Profissional de comunicação júnior – Jornalismo;
  • Profissional de meio ambiente júnior;

LEIA TAMBÉM:
Concurso INSS: saiba o que é preciso para sair novo edital

Na época, todos os candidatos do concurso Transpetro, foram avaliados por meio de provas objetivas, que contaram com 60 questões para cargos dos níveis médio e médio/técnico e 70 para os de nível superior. A distribuição foi a seguinte:

Níveis médio e médio/técnico

  • Língua Portuguesa - dez questões;
  • Matemática - dez de Matemática;
  • Conhecimentos Específicos - 40 questões.

Nível superior

  • Língua Portuguesa - dez questões;
  • Inglês - dez de Matemática;
  • Conhecimentos Específicos - 50 questões.

Foi aprovado no concurso Transpetro quem atingiu 50% dos acertos em Conhecimentos Básicos e em Conhecimentos Específicos e não zerou em nenhuma disciplina.

Para advogado júnior, o concurso contou ainda com uma prova discursiva, composta por duas questões, cada uma valendo dez pontos. A empresa contrata pelo regime celetista.   

Outros editais deverão ser divulgados este ano

Segundo informou uma fonte da Transpetro, o intuito da empresa é abrir até seis concursos públicos nos próximos meses. O novo presidente da estatal, Sérgio Bacci, em seu discurso de posse, no início do mês, deu a entender que, de fato, a empresa não abrirá somente um único concurso e que novos editais serão divulgados em breve.

“Eu determinei que se comesse a trabalhar levantamentos para que a gente possa retomar concursos públicos na Transpetro. Por que que eu decidi isso? Porque nós vamos virar a chave da história. A Transpetro não será privatizada. Repito: a Transpetro não será privatizada! Nós vamos ampliar os serviços, contratar navios e buscar outros clientes para tentar atender. Então, nós vamos ampliar a capacidade da Transpetro e, para isso, vamos precisar de mais pessoas colaborando com a gente aqui. Então, espero que ainda este ano a gente consiga elaborar os editais para concurso público”, disse Sérgio Bacci. 

VEJA TAMBÉM:
Podcast Central do Concurseiro: saiba como vencer o jogo dos concursos públicos