Foi publicada nesta terça-feira, dia 27 de agosto, a portaria que institui a comissão do concurso AEB, para 30 vagas de analista de ciência e tecnologia e tecnologista, carreiras que exigem formação superior.

VEJA PORTARIA QUE INSTITUTI A COMISSÃO DO CONCURSO EAB

A comissão será responsável por definir todos os detalhes do concurso para a Agência Espacial Brasileira, tais como banca organizadora, estrutura de provas, cronograma, entre outros aspectos.

A comissão do concurso AEB será composta pelos seguintes integrantes:

  • Vanessa Murta Rezende (Presidente);
  • Márcio Akira Harada;
  • Fábio Rezende Prado dos Santos;
  • Leila Maria Garcia Fonseca;
  • Clayton Martins Silva.

Uma das primeiras medidas da comissão será a elaboração do termo de referência do concurso. Esse documento regerá a escolha da banca organizadora da seleção.

De acordo com a portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que autorizou o concurso AEB, o edital precisa ser divulgado até o dia 8 de fevereiro.

Além disso, a portaria estabelece que haverá um intervalo mínimo de dois meses entre a publicação do edital e a aplicação da primeira prova.

Das 30 vagas do concurso EAB, 15 serão para analista de ciência e tecnologia e 15 para tecnologista. Conforme consta na Tabela de Remuneração dos Servidores Públicos Federais, os ganhos iniciais das duas carreiras são de R$8.025,48, já incluindo gratificação de desempenho (100%) e auxílio-alimentação, de R$1 mil.

AEB abriu último concurso há dez anos

O último concurso AEB foi realizado em 2014, com a organização da Cetro Concursos. Na oportunidade, foram oferecidas 66 vagas para Brasília, distribuídas da seguinte forma:

NÍVEL MÉDIO

  • Assistente em ciência e tecnologia – 12 vagas

NÍVEL SUPERIOR

  • Tecnologista no ramo de desenvolvimento tecnológico – 24 vagas;
  • Analista em C&T | Gestão da política espacial – dez vagas;
  • Analista em C&T | Gestão administrativa – 20 vagas.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas e de títulos. As etapas de seleção ocorreram em Brasília.

Especificamente para os cargos de analista e tecnologista, as provas objetivas consistiram em 70 questões, distribuídas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa – 14 questões;
  • Inglês – dez questões;
  • Raciocínio Lógico – 12 questões;
  • Conhecimentos Específicos – 34 questões.

Os aprovados e classificados no concurso EAB serão contratados pelo regime estatutário, que assegura estabilidade no emprego.

Vídeo do YouTube · toque para carregar