Qual é o prazo máximo para assumir uma vaga de concurso público?

Publicado em • Atualizado em
https://centraldeconcursos.com.br/noticias/2018/8/qual-e-o-prazo-maximo-para-assumir-uma-vaga-de-concurso-publico_3178.html
Confira em entrevista do professor e diretor da Central de Concursos, Gabriel Henrique, à Folha de S. Paulo
No último sábado (11/08), o jornal Folha de S. Paulo publicou matéria sobre o prazo máximo para um candidato aprovado em um concurso público ser convocado para assumir a vaga. Gabriel Henrique, professor e diretor da Central de Concursos, foi entrevistado e falou sobre o assunto. Confira!
 
Depois de fazer um concurso, o órgão público é obrigado a preencher o número de vagas em no máximo dois anos, prorrogável por outros dois, de acordo com a lei.
 
Essa informação deve constar no edital da prova. Os órgãos também devem incluir no documento o número de postos para o chamado cadastro reserva – pessoas com desempenho acima da nota de corte da prova que não se classificaram.
 
Gabriel Henrique Pinto, professor e diretor da Central de Concursos
 
Segundo Gabriel Henrique Pinto, diretor da Central de Concursos, o Estado não tem obrigação de convocar os nomes da reserva, mas há casos em que essas pessoas também são chamadas mais tarde. Para ele, não é incomum que um concurso com 50 vagas nomeie 100 pessoas.
 
“Depois que um concurso termina, ele costuma ser homologado em um mês ou dois e os primeiros colocados já são chamados. Mas não há uma regra definida”, afirma.
 
A estratégia de alguns candidatos é prestar ao longo do ano quatro ou cinco concursos que exijam conteúdos parecidos e acompanhar as convocações.
 
Investir mais tempo nas aulas de português, matemática, raciocínio lógico, informática e direito constitucional e administrativo pode ajudar a encurtar o tempo de preparação para vários testes simultâneos.
 
“Algumas pessoas prestam várias provas, são convocadas em uma, trabalham por alguns meses e pedem exoneração quando são nomeadas para um concurso que queriam mais”, diz Pinto, da Central de Concursos.
 
O especialista também recomenda ficar atento a concursos iguais, mas em cidades, estados ou bairros diferentes – um edital pode abrir duas vagas em uma localidade e 50 em outra.
 
 
 
 
 
Entre em contato:
Unidade República

República

(11) 3017-8800

Unidade Artur Alvim

Artur Alvim

(11) 2045-8800

Unidade Guarulhos

Guarulhos

(11) 2447-8800

Unidade Osasco

Osasco

(11) 2284-8800

Unidade Borba Gato

Borba Gato

(11) 5189-8800

Unidade Santo André

Santo André

(11) 4437-8800

Unidade Cursos Online

Cursos Online

(11) 3017-8808

Tags: folha de s. paulo , gabriel henrique , prazo , concurso , cadastro reserva

envie informações sobre: Qual é o prazo máximo para assumir uma vaga de concurso público? imprima informações sobre: Qual é o prazo máximo para assumir uma vaga de concurso público?

Cadastre-se

  • Receba informações sobre cursos, apostilas, eventos e promoções para os concursos DETRAN - Departamento Estadual de Transito - SP, INSS - Instituto Nacional do Seguro Social, ISS - Prefeitura de São Paulo - SP, MP - Ministério Público - SP, MPU - Ministério Público da União - AC / AM / AP / DF / ES / GO / MG / MS / MT / PA / RJ / RO / RS / SC, PF - Polícia Federal, PM - Polícia Militar - SP, RF - Receita Federal, SEE - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - SP e SEFAZ - Secretaria de Estado da Fazenda - SP
icone concurso

Concursos relacionados

icone curso

Cursos presenciais relacionados

icone curso

Cursos On-line relacionados

icone evento

Eventos relacionadas

icone noticia

Notícias relacionadas