Confira recursos para os gabaritos das provas de agetel e papiloscopista da PC-SP

Por • Publicado em • Atualizado em
https://centraldeconcursos.com.br/noticias/2018/7/confira-recursos-para-os-gabaritos-das-provas-de-agetel-e-papiloscopista-da-pc-sp_3147.html
Prazo para envio dos recursos vai até 09/07. Concurso visa preencher 2.750 vagas distribuídas entre diversas carreiras
No último dia 2 de julho, a Fundação Vunesp, banca organizadora do concurso para 2.750 vagas na Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC-SP), divulgou os gabaritos da prova para os cargos de agente de telecomunicações e papiloscopistasrealizada no último domingo (1). Os gabaritos podem ser consultados nos links abaixo:
 

Gabaritos oficiais preliminares agente de telecomunicações PC-SP

Gabaritos oficiais preliminares papiloscopistas PC-SP

 
Os candidatos que não concordarem com as repostas poderão solicitar recurso até o dia 9 de julho. A equipe pedagógica da Central de Concursos elaborou recurso para questões retiradas da provas de agente de telecomunicações e papiloscopistas. Confira:
 
Informações sobre Interposição de Recurso
 
Os recursos deverão ser interpostos exclusivamente pela Internet (www.vunesp.com.br), devidamente fundamentados. 
 
O candidato deverá utilizar o campo próprio para interposição de recursos no endereço www.vunesp.com.br, na página específica do concurso público ou na área do candidato e seguir as instruções ali contidas. 
 
O recurso deverá ser elaborado de forma individualizada, ou seja, 01 (um) recurso para cada questão. 
 
Fundamentação de Recurso
Concurso Agente de Telecomunicações PC-SP
 
QUESTÃO 58 (INFORMÁTICA)
 
Considere que uma Delegacia da Polícia Civil do Estado de São Paulo modernizou as instalações de comunicação para utilizar o sistema de comunicação VoIP (Voz sobre IP). O aparelho telefônico originalmente utilizado na Delegacia:
 
(A) pode ser utilizado no VoIP, desde que se utilize um adaptador de pinagem do conector RJ-45 para RJ-11.
(B) deve ser substituído por um aparelho de telefone IP e este ser conectado no conector do tipo RJ-45 da nova instalação.
(C) pode ser utilizado no VoIP, bastando conectar o aparelho no conector RJ-45 da nova instalação.
(D) deve ser substituído por um aparelho de telefone IP e ser conectado no conector do tipo RJ-11 da nova instalação.
(E) deve ser conectado a um computador conectado na rede e que tenha conector RJ-45.
 
Gabarito da organizadora: Alternativa D.
 
Fundamentação:
 
A assertiva da alternativa D afirma taxativamente que para usar o sistema de comunicação de voz sobre IP o popular VoIP uma delegacia teria que trocar o aparelho que é usada atualmente.
 
O examinador não disse na questão da prova, mas, presumimos que o telefone em questão que deverá, segundo a organizadora, ser substituído utiliza um sinal mais antigo conhecido como analógico.
 
O Sinal Analógico é um tipo de sinal, uma onda contínua que varia em função do tempo. A representação de um sinal analógico é uma curva em forma de ondas senoidais.
 
O computador e os equipamentos ligados a ele usam outro tipo de sinal, chamado de sinal digital. Um telefone ligado ao computador usando o No de IP da máquina para se comunicar também usa o sinal digital. Este sistema conhecido como Voz sobre IP, ou simplesmente VoIP.
 
O sinal digital tem valores discretos, com números descontínuos no tempo e na amplitude. Enquanto o formato analógico apresenta variações infinitas entre cada um de seus valores e é representando por ondas curvas o sinal digitado é representado por ondas quadradas.
 
Agora vejamos, o computador que usamos na nossa casa usa sinal digital e a internet que chega através do cabo telefônico usa sinal analógico. Por analogia seria um russo querendo falar com um chinês. O russo evidentemente fala russo e o chinês mandarim. Dá para colocar um russo para falar com um chinês. Resposta sim. Dá para um sinal digital trocar informações com um sinal analógico. Resposta, sim também.
 
No caso do russo e do chinês colocamos um intérprete e no caso do computador e a internet colocamos um modem. Um modem é um modulador e demodulador de sinais.
 
Na tal da delegacia da prova o que poderia se apresentar como solução para que um telefone convencional que se comunica com sinais analógicos pudesse transmitir sinais através do IP do computador que trabalha com sinais digitais seria usar um adaptador para telefone analógico, uma espécie de intérprete, uma espécie de modem.
 
O que é um ATA (Adaptador de Telefone Analógico)? 
 
O ATA é um aparelho adaptador para telefone analógico cuja a função do é adaptar ou converter um telefone analógico em digital, permitindo que ele se conecte à uma rede VoIP.
 
Em outras palavras ele “pega” o sinal analógico de um aparelho convencional e converte em dados digitais para que a transmissão ocorra pela internet.
 
Assim você dispensa o uso de um telefone específico VoIP pelo computador. (Fato ignorado pela organizadora quando dá como alternativa a troca do aparelho)
 
Quando se usa um adaptador ATA você está como que mantendo o mesmo padrão de uso da telefonia tradicional, com a vantagem de usar a tecnologia IP e reduzir gastos.
 
Fonte: https://www.voipdobrasil.com.br/blog/como_usar_o_voip_com_um_adaptador_ata
 
Seria difícil a tal da delegacia adaptar o sistema VoIP mantendo o telefone atual?
 
O adaptador ATA tem uma instalação bem simples. Na parte traseira do equipamento existe geralmente uma entrada de cabo de ethernet (conector RJ-45), aquele cabo de rede que normalmente tem a cor azul e que vem diretamente do modem. E dependendo do modelo do ATA na parte traseira dele você encontrará pelo menos uma saída de linha analógica. É nela que você conectará o cabo normal do seu aparelho comum. 
 
Uma grande vantagem do adaptador ATA é que além de conectar aparelhos normais de telefonia você pode até mesmo conectar uma central PABX e assim poder usá-la com a tecnologia IP mantendo toda a estrutura já existente. 
 
Fonte: https://www.voipdobrasil.com.br/blog/como_usar_o_voip_com_um_adaptador_ata
 
Qual seria a vantagem da delegacia em manter o telefone convencional e usar o adaptador?
 
O adaptador ATA tem ainda uma grande vantagem sobre um outro aparelho bem usado para se comunicar pela internet, o telefone IP. Telefone IP é um aparelho de telefone com conversor já integrado. Ele parece bem um aparelho de telefone. Alguns tem visor, entre outras funções. Mas no telefone IP apenas uma pessoa faz uso dele.
 
Já no adaptador ATA, embora ele dependa de se ter um aparelho conectado a ele para efetuar e receber as chamadas, você pode colocar mais de um aparelho para fazer e receber ligações ao mesmo tempo.
 
Embora o mais comum é adaptador conhecido como ATAs de 2, 4 e 8 saídas para telefones analógicos você consegue encontrar no mercado aparelhos com quantidades ainda maiores e assim manter um mini Call Center em plena atividade.
 
Fonte: https://www.voipdobrasil.com.br/blog/como_usar_o_voip_com_um_adaptador_ata
 
Agora que sabemos que existe uma espécie de modem para a telefonia convencional para torná-la telefonia VoIP vamos analisar as assertivas da questão:
 
(A) pode ser utilizado no VoIP, desde que se utilize um adaptador de pinagem do conector RJ-45 para RJ-11.
 
Como vimos na explicação acima não se trata somente de adaptador de pinagem (como pinos de uma tomada que usamos em casa) e sim de um aparelho completo que recebe o sinal através de uma porta RJ-11 (analógico) e converte este mesmo sinal para uma porta RJ-45 (digital).
Alternativa A está errada.
 
(B) deve ser substituído por um aparelho de telefone IP e este ser conectado no conector do tipo RJ-45 da nova instalação.
 
Não. Não há a necessidade de troca do aparelho. Poderia se usar o adaptador ATA.
Alternativa B está errada.
 
(C) pode ser utilizado no VoIP, bastando conectar o aparelho no conector RJ-45 da nova instalação.
 
Esta assertiva está prejudica quanto ao seu entendimento. O que a organizadora quis dizer com: “pode ser utilizado no VoIP”? É um aparelho VoIP, um telefone, um adaptador? Não entendi. E também na parte da frase que se diz: “bastando conectar o aparelho no conector RJ-45 da nova instalação”? O que tem nesta nova instalação? Não dá para saber.
Alternativa C está errada.
 
(D) deve ser substituído por um aparelho de telefone IP e ser conectado no conector do tipo RJ-11 da nova instalação.
 
Como já explicado existe adaptadores no mercado que cumprem a missão de transformar um aparelho de telefonia convencional baseada em sinais analógicos para a telefonia que utiliza o sinal de internet através dos IPs das máquinas VoIP que se utiliza de sinais digitais.
Esta alternativa apresentada como certa na prova também está incorreta.
 
(E) deve ser conectado a um computador conectado na rede e que tenha conector RJ-45.
 
Bem, existe a possibilidade de se conectar o telefone diretamente em alguns computadores mais antigos que traziam uma porta RJ-11 na sua arquitetura de hardware. E para que estes computadores traziam a conexão RJ-11? Para ser usada na época a internet discada (dial-up). Sabemos que existem alguns locais no Brasil que não tem, por incrível que pareça, uma conexão banda larga. Neste caso, o computador terá que ter uma placa de fax-modem, lembram-se dela? E, nesta placa tem a conexão RJ-11. Mas, para a resolução do problema da delegacia que quer usar a tecnologia VoIP isto não ajudaria de forma alguma.
Alternativa E também está errada.
 
Conclusão:
 
Ao Ilustríssimo Senhor Presidente da Comissão de Concurso de Agente de Telecomunicações Policial da POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA (SECRETARIA DE CONCURSOS PÚBLICOS) da banca organizadora VUNESP,
 
Diante do exposto, dos argumentos explicados, fundamentados detalhadamente e em virtude do fato que, dentre as cinco assertivas apresentadas na questão nenhuma delas, depois de serem esmiuçadamente analisadas, se apresentar como correta, solicitamos a ANULAÇÃO da questão.
 
Prof. Eduardo Soares Benjamin
 
 
Fundamentação de Recurso
Concurso Papiloscopista PC-SP
 
 
QUESTÃO 46 (INFORMÁTICA)
 
 
 
QUESTÃO 61 (NOÇÕES DE LÓGICA)
 
Pertencer ao conjunto A, pode ser apenas A ou pode ser apenas A e B ou pode ser A e B e C, mas não pode ser apenas A e C. Pertencer ao conjunto B, pode ser apenas B ou pode ser B e A ou pode ser B e C ou pode ser B e A e C. Pertencer ao conjunto C, pode ser C e B ou pode ser C e B e A, mas não pode ser C e A e não pode ser apenas C.
 
Quanto às quantidades, e obedecendo às condições apresentadas, pertencer a apenas um conjunto, 5 elementos em cada caso; pertencer a apenas dois conjuntos, 10 elementos em cada caso; pertencer aos três conjuntos, 15 elementos.
 
O número de elementos que pertencem aos conjuntos B ou C supera o número de elementos que pertencem ao conjunto A em um número igual a
 
(A) 25.
(B) 10.
(C) 15.
(D) 5.
(E) 20.
 
Fundamentação:
 
Os conhecimentos necessários para resolver não estavam previstos no edital - Processo DGP 5296/16. ?
Conteúdo Programático: 
 
7 - Noções de Lógica
7.1 - Conceitos iniciais do raciocínio lógico: proposições, valores lógicos, conectivos, tabelas-verdade, tautologia, contradição, equivalência entre proposições, negação de uma proposição, validade de argumentos; 
7.2 - Estruturas lógicas e lógica de argumentação;
7.3 - Questões de associação;  
7.4 - Verdades e mentiras; 
7.5 - Diagramas lógicos (silogismos). 
 
Para resolver a questão era necessário usar as regras de Conjuntos ou Diagramas de Venn, conteúdo não solicitado no programa do edital, (conforme conteúdo citado acima). O assunto está relacionado à Lógica de Argumentação, que engloba Silogismo, diferentemente das regras de Conjuntos que foi necessário para realização do problema.
 
Conclusão:
 
A questão deve ser anulada.
 
Prof. Roberto Eugênio
 
 

Concurso PC-SP
 

Com mais de 150 mil inscritos, o concurso Polícia Civil SP visa preencher 2.750 vagas divididas entre sete carreiras: agente de telecomunicações (300), papiloscopista (200),  agente policial (400), auxiliar de papiloscopista (200), escrivão (800), investigador (600) e delegado (250). As remunerações variam entre R$ 3.428,38 e R$ 10.579,71.

 

Entre em contato:
Unidade República

República

(11) 4210-1360

Unidade Artur Alvim

Artur Alvim

(11) 2045-8800

Unidade Guarulhos

Guarulhos

(11) 2447-8800

Unidade Osasco

Osasco

(11) 2284-8800

Unidade Borba Gato

Borba Gato

(11) 5189-8800

Unidade Santo André

Santo André

(11) 4437-8800

Unidade Cursos Online

Cursos Online

(11) 3017-8813

Tags: gabaritos , policia civil , pc-so , agetel , papiloscopista , agente de telecomunicaçoes

envie informações sobre: Confira recursos para os gabaritos das provas de agetel e papiloscopista da PC-SP imprima informações sobre: Confira recursos para os gabaritos das provas de agetel e papiloscopista da PC-SP

Cadastre-se

  • Receba informações sobre cursos, apostilas, eventos e promoções para o concurso PC - Polícia Civil - SP