Deverá ser iniciado em agosto o processo de licitação para escolha da banca organizadora do concurso IBGE para 27.279 vagas de recenseador. Isso porque, segundo informou o coordenador de Recursos Humanos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Bruno Malheiros, em live realizada no dia 23 de junho, o objetivo é divulgar o edital em setembro ou, no máximo, outubro.

Para que esse prazo seja cumprido, é indispensável que a licitação para a escolha da organizadora inicie na primeira quinzena de agosto. Como trata-se de um processo que leva algumas semanas, não é possível postergar muito isso, caso contrário afetará o cronograma de divulgação do edital. 

No primeiro semestre, o IBGE chegou a realizar duas licitações para a escolha da banca. No entanto, as organizadoras que participaram não atenderam às exigências de habilitação documental, o que levou à invalidação desta etapa e à necessidade de remarcação.

Um novo edital de licitação, com outras regras, está em fase final de elaboração para ser encaminhado nos próximos dias às instituições organizadoras.

Concurso para recenseador vai abranger todo o país

Para o cargo de recenseador, as 27.279 vagas serão distribuídas por 4.379 municípios (ainda não divulgados) de todo o país. No entanto, uma informação importante: em processos seletivos anteriores do IBGE para esta função, o requisito costumava ser o ensino fundamental, mas como consta no ETP para o Censo Agropecuário e o Censo de População em Situação de Rua, a escolaridade exigida será o nível médio.

A remuneração do recenseador, via de regra, era paga por produção, e a carga mínima de trabalho exigida é de 25 horas semanais. No entanto, desta vez, os contratados deverão receber um salário fixo, além de graticação e auxílio-alimentação (R$1.192).

LEIA TAMBÉM:
Concurso PM SP soldado: inscrições para 2 mil vagas até 21 de agosto

O primeiro termo de referência elaborado para o concurso IBGE recenseador previsa que os candidatos seriam avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de quatro horas, e serão aplicadas em um domingo à tarde.

A previsão é de que sejam cobradas 60 questões de múltipla escolha, com cinco opções cada. No entanto, as disciplinas ainda não foram reveladas. De acordo com Bruno Malheiros, os aprovados no concurso IBGE para recenseador deverão assinar contratos de cinco ou seis meses.

Vídeo do YouTube · toque para carregar