O edital do concurso Correios, programado para sair ainda este ano, promete atrair uma grande concorrência em todo o país, em especial para carteiro, cargo que deverá contar com a maior oferta da seleção.
No entanto, os interessados em participar do concurso dos Correios não podem se preocupar apenas em estudar para a prova objetiva. É fundamental também se preparar, antecipadamente, para o teste de aptidão física, que sempre é uma etapa do concurso para carteiro.
“Conheço muita gente que obteve excelente pontuação na prova objetiva e ficou entre as primeiras colocações na primeira etapa. No entanto, acabaram sendo reprovadas no teste físico, pois deixaram para treinar apenas depois que o edital foi publicado ou de terem sido aprovados na primeira fase. Por isso, não cometa esse erro se você for participar do concurso para carteiro dos Correios”, disse Marco Brito, que é diretor pedagógico da CENTRAL DE CONCURSOS.
Neste primeiro momento, onde o concurso para carteiro está em fase de planejamento, Marco Brito afirma que os futuros candidatos devem utilizar como base o edital do último certame para os Correios, aberto em 2011.
“É muito provável que os Correios mantenham os mesmos exercícios e índices exigidos no concurso anterior. Por isso, o edital anterior deve ser a referência de quem pretende participar do certame. Se puder, contrate um profissional de Educação Física para orientá-los na execução de cada teste cobrado na seleção passada”.
O diretor pedagógico da CENTRAL DE CONCURSOS lembrou também que o treino físico diário também trará benefícios para o estudo das disciplinas das provas objetivas. “Pesquisas mostram que o exercício físico regular aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode melhorar a concentração e o foco durante os estudos. Além disso, libera hormônios que reduzem o estresse e a ansiedade, permitindo que os concurseiros se sintam mais calmos e preparados para estudar de forma eficaz”, destacou.
Saiba quais foram os testes cobrados no último concurso Correios
No entanto, quais foram os exercícios cobrados no último concurso Correios, para a carreira de carteiro? Vamos lá: com base no edital de 2011, os candidatos foram avaliados por meio dos seguintes testes:
- Teste de barra fixa;
- Teste de corrida de 12 minutos;
- Teste de dinamometria.
No que tange ao teste de barra fixa, a execução e os critérios de aprovação foram diferenciados para homens e mulheres. A reportagem da CENTRAL DE CONCURSOS publica a seguir o que constou no edital do concurso Correios, em 2011:
HOMENS
Execução
Ao comando “posição”, o candidato deverá dependurar-se na barra, com pegada livre (pronação ou supinação) e braços estendidos, podendo receber ajuda para atingir essa posição, devendo manter o corpo na vertical e sem contato com o solo.
Ao comando “iniciar”, o candidato flexionará simultaneamente os cotovelos até o queixo ultrapassar a parte superior da barra. Em seguida, estenderá novamente os cotovelos até a posição inicial.
Aprovação
O candidato deverá realizar, no mínimo, três flexões completas para ser considerado apto.
MULHERES
Execução
Ao comando “posição”, a candidata deverá dependurar-se na barra, com pegada livre (pronação ou supinação), mantendo os braços flexionados e o queixo acima da parte superior da barra, podendo receber ajuda para atingir essa posição.
Ao comando “iniciar”, depois de tomada a posição inicial pela candidata, o fiscal da prova inicia imediatamente a cronometragem do tempo, devendo a candidata permanecer na posição, no mínimo, dez segundos, sendo que o fiscal avisará o tempo decorrido na execução.
Aprovação
A candidata que mantiver a suspensão por, no mínimo, dez segundos será considerada apta.
Em relação ao teste de corrida de 12 minutos, as mulheres terão quer percorrer ao menos 1.800 metros, já os homens, 2.200 metros.
LEIA TAMBÉM:
Concurso Correios: confira as remunerações de cada cargo
No concurso de 2011, o teste de dinamometria constou de exames com a seguinte aparelhagem:
- Manual – capacidade de carga = 50 Kgf;
- Dorsal – capacidade de carga = 200 Kgf;
- Escapular – capacidade de carga = 50 Kgf.
Foi considerado apto quem atingiu os seguintes desempenhos:
Dinanometria Manual
- Homens – 35 Kgf;
- Mulheres – 30 Kgf;
Dinanometria Escapular
- Homens – 30 Kgf;
- Mulheres – 25 Kgf;
Dinanometria Dorsal
- Homens – 90 Kgf;
- Mulheres – 80 Kgf.
Mais detalhes sobre o teste físico do último concurso Correios para carteiro, bem como informações sobre as provas objetivas, podem ser vistas no edital. Na época, o certame foi organizado pelo Cespe/UnB (atual Cebraspe).
Preparação com antecedência é ‘segredo do sucesso’
O diretor pedagógico da CENTRAL DE CONCURSOS afirmou que aqueles que se preparem com antecedência certamente serão aprovados nos testes físicos para carteiro dos Correios.
“O segredo do sucesso é se preparar com antecedência. Mesmo que haja alguma alteração dos índices de algum teste, esses candidatos que iniciarem os treinos desde já terão muito mais facilidade de se adaptarem às eventuais alterações”, garantiu.
Para finalizar, Marco Brito destacou que os candidatos do concurso Correios terão uma grande vantagem no teste físico em comparação à prova objetiva. “Como dizem especialistas em preparação física, ao contrário da prova objetiva, o edital já traz o gabarito. Basta treinar com antecedência para atingir os índices estabelecidos em cada teste físico.”
Vídeo do YouTube · toque para carregar



