Foi dado mais um passo rumo ao concurso Anvisa. Isso porque foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira, dia 5, a portaria que cria a comissão responsável pela seleção para 50 vagas de especialista em regulação e vigilância sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A comissão do concurso Anvisa será composta pelos seguintes integrantes:
- Denise Soares Mendes Amorim
- Renata Meneses de Melo
- Tatiana Lima e Silva Rubino
- Adriana Mitsue Ivama Brummell
- Stefania Leirias Braga
Agência pode aderir ou não ao Concurso Nacional Unificado
Esse grupo de trabalho será responsável por planejar, acompanhar e fiscalizar os procedimentos administrativos necessários à realização do concurso público.
Inclusive, essa comissão definirá se a Anvisa vai aderir ao Concurso Nacional Unificado ou se a agência divulgará o seu edital de forma isolada.
Conforme a portaria do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o edital do concurso Anvisa precisa ser divulgado até o dia 19 de janeiro.
Caso a agência decida participar do Concurso Nacional Unificado, o edital deverá ser divulgado em dezembro, possivelmente até o dia 20. As provas estão previstas para 25 de fevereiro, mas pode ser que fiquem para março.
LEIA TAMBÉM:
Concurso Nacional Unificado: em live, MGI revela mais alguns detalhes!
Caso a Anvisa opte por realizar o concurso de forma isolada, a comissão terá que definir a organizadora do concurso e, em conjunto com ela, definir o cronograma.
A carreira de especialista em regulação exige nível superior. A remuneração inicial é R$17.071,35, já incluindo o auxílio-alimentação, de R$658. A carga de trabalho é de 40h semanais.
Veja detalhes do último concurso para especialista
O último concurso Anvisa para a carreira de especialista aconteceu em 2013, com organização da Cetro. Na época, todas as vagas foram para Brasília, mas as provas foram aplicadas em diversas cidades do país, incluído São Paulo.
As vagas para especialista foram distribuídas por três áreas, que abrangiam as seguintes formações:
- Área 1 - Diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Elétrica ou Engenharia Mecânica ou Engenharia de Materiais ou Engenharia de Produção ou Física ou Engenharia Química ou Química, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação;
- Área 2 - Diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Enfermagem ou Farmácia ou Medicina ou Biologia ou Biomedicina ou Nutrição ou Medicina Veterinária ou Fisioterapia ou Odontologia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação;
- Área 3 - Diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Qualquer área de Formação, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.
A primeira etapa da seleção contou com provas objetivas e discursivas, além de avaliação de títulos. A segunda fase foi um curso de formação.
A prova objetiva do concurso Anvisa, de 2013, contou com 120 questões, abrangendo as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa – dez questões (peso 1,5);
- Língua Estrangeira (Inglês) – dez questões (peso 1,5);
- Direito Administrativo e Constitucional – dez questões (peso 1);
- Políticas Públicas e Gestão Pública – dez questões; (peso 1)
- Regulação – dez questões (peso 1,5);
- Vigilância Sanitária – dez questões (peso 1,5);
- Conhecimentos Específicos – 60 questões (peso 2).
A prova discursiva foi composta por uma questão sobre Regulação e Vigilância Sanitária. As contratações na Anvisa ocorrem pelo regime estatutário (garantia de estabilidade).
Confira portaria que cria a comissão do concurso Anvisa
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
PORTARIA N° 964, DE 4 DE SETEMBRO DE 2023
ISSN 1677-7050 No 170, terça-feira, 5 de setembro de 2023
O Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das atribuições que lhe confere o art. 172, VI, aliado ao art. 203, III, § 3o do Regimento Interno aprovado pela Resolução de Diretoria Colegiada - RDC no 585, de 10 de dezembro de 2021, e considerando a autorização concedida pela Portaria MGI no 2.853 de 18 de julho de 2023, resolve:
Art. 1o Instituir a Comissão Organizadora do Concurso Público para provimento de cargos públicos efetivos de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, regidos pela Lei 10.871/2004, composta pelos seguintes membros:
Representantes da Gerência Geral de Gestão de Pessoas - GGPES:
- Denise Soares Mendes Amorim
- Renata Meneses de Melo
- Tatiana Lima e Silva Rubino
Representantes dos servidores ocupantes do cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária:
- Adriana Mitsue Ivama Brummell
- Stefania Leirias Braga
Art. 2o Designar para Presidente da Comissão a Gerente de Desenvolvimento de Pessoas Denise Soares Mendes Amorim e, em suas ausências, a Gerente substituta de Desenvolvimento de Pessoas Tatiana Lima e Silva Rubino.
Art. 3o Compete à Comissão Organizadora do Concurso planejar, acompanhar e fiscalizar os procedimentos administrativos necessários à realização do concurso público.
Art. 4o Esta de Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
ANTONIO BARRA TORRES
Vídeo do YouTube · toque para carregar



