Como já havia sido anunciado pela ministra da Gestão, Esther Dweck, foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira, dia 15, o edital com as regras do curso de formação do Concurso Público Nacional Unificado (CNU).

VEJA EDITAL COM AS REGRAS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO

Segundo a ministra, 2.305 candidatos serão convocados para os cursos de formação de diversas carreiras oferecidas no CNU, o chamado “Enem dos Concursos”.

Os cargos para quais haverá curso de formação são os seguintes:

  • Analista de comércio exterior – 50 aprovados;
  • Analista de infraestrutura – 300 aprovados;
  • Auditor-fiscal do trabalho – 900 aprovados;
  • Analista em Tecnologia da Informação (TI) – 300 aprovados;
  • Analista técnico de políticas sociais – 500 aprovados;
  • Especialista em políticas públicas e gestão governamental – 150 aprovados;
  • Especialista em regulação de saúde suplementar – 35 aprovados;
  • Especialista em regulação de serviços públicos de energia – 40 aprovados;
  • Especialista em regulação de serviços de transportes aquaviários – 30 aprovados.

No dia 4 de fevereiro, serão divulgados os resultados finais do CNU (uma semana antes do previsto) e as convocações para os cursos de formação dos blocos de 1 a 7.

Os candidatos deverão acessar a página oficial do concurso para conferir se foram convocados para o curso de formação, além de verificar qual carreira foi atribuída a eles. Após a divulgação das convocações, será concedido um prazo de dois dias, 4 e 5 de fevereiro, para a confirmação da participação nos cursos. Caso o número de vagas não seja completamente preenchido, novas convocações serão feitas para garantir o total de selecionados.

"Os candidatos que não manifestarem interesse no curso de formação deixam a lista do cargo e de todos que estão em posição abaixo de preferência", disse a ministra Esther Dweck, em coletiva de imprensa, na última terça-feira, dia 14, quando anunciou a antecipação dos resultados finais do CNU.

Fique atento ao cronograma atualizado do CNU

Confira, a seguir, o cronograma completo para as próximas etapas do Concurso Nacional Unificado:

  • 4 de fevereiro: Divulgação das notas finais para todos os cargos dos blocos 1 a 7 e da lista de classificação dos blocos 1 a 7; Convocação para os cursos de formação dosbBlocos 1 a 7;
  • 4 a 5 de fevereiro: Prazo para confirmação de participação nos cursos de formação;
  • 11 de fevereiro: Divulgação da 2ª lista de classificação e 2ª convocação para os cursos de formação;
  • 11 a 12 de fevereiro: Prazo para confirmação de participação nos cursos de formação;
  • 18 de fevereiro: Divulgação da 3ª lista de classificação e 3ª convocação para os cursos de formação;
  • 18 a 19 de fevereiro: Prazo para confirmação de participação nos cursos de formação;
  • 28 de fevereiro: Divulgação da lista definitiva de classificação para os blocos 1 a 7 e convocação para matrícula nos cursos de formação.

LEIA TAMBÉM:
Concurso MPU: inscrições abertas para 152 vagas de técnico e analista

Os cursos de formação serão presenciais, com exceção de uma carreira que terá modalidade híbrida. A matrícula será realizada nas instituições responsáveis pelas formações, como a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Cebraspe.

O CNU segue com um cronograma apertado, com a previsão de divulgação dos resultados definitivos para os cargos de nível superior dos blocos 1 a 7 no dia 28 de fevereiro, data em que também ocorrerá a homologação da primeira edição do concurso.

Vale lembrar que o CNU também visará à formação de cadastro de reserva (CR), para ser utilizado durante o prazo de validade do certame, de um ano, podendo dobrar. As contratações ocorrerão pelo regime estatutário.

CNU 2025: definição em fevereiro

Chamado ‘Enem dos Concursos’, a 1ª edição do CNU reuniu 2,1 milhões de inscritos para 6.640 vagas em 21 órgãos e ministérios, abrangendo diversos cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior. As remunerações iniciais variam de R$4.666,24 a R$23.579,21.

O governo federal já iniciou o processo de consulta aos órgãos que estão autorizados a realizar concursos. A expectativa é que boa parte deles decida aderir à segunda edição do CNU, que deve ser realizada ainda em 2025. A confirmação do novo unificado deve acontecer também em fevereiro.

O Concurso Unificado, que já quebrou barreiras ao ser realizado simultaneamente em 228 cidades do país, vislumbra uma expansão ainda maior na próxima edição. A ideia é garantir que candidatos de todas as regiões tenham a oportunidade de participar do processo seletivo sem precisar se deslocar para as capitais ou para Brasília, como acontecia em edições anteriores de concursos federais.

Vídeo do YouTube · toque para carregar